DENTIKA - Por que muitas vezes é necessário extrair o dente do Siso?

Por que muitas vezes é necessário extrair o dente do Siso?

img-gerenciavel

Os dentes do Siso, ou popularmente conhecidos como "dentes do juízo", são os últimos dentes a nascer na arcada dentária e surgem, em média, por volta dos 18 anos de idade.

Em muitos casos, devido ao crescimento do maxilar e mandíbula já estar completo, pode acontecer de faltar espaço na arcada para os dentes do siso. Nessas situações, os dentes do siso ficam impactados dentro do osso erupcionam pela metade, ocasionando infecções na gengiva causadas pelo acúmulo de comida e bactérias na região.

Além disso, a falta de espaço pode fazer com que os dentes do siso pressionem a arcada, prejudicando a posição dos outros dente ou, ainda, causar uma infecção dos dentes vizinhos, que ficam mais susceptíveis a infeções. Em casos mais graves, quando o dente do Siso não é removido, ele pode encapsular e formar um cisto que precisa ser removido cirurgicamente. 

Nem todos os pacientes possuem todos os dentes do siso. Algumas pessoas podem apresentar a formação de dentes de siso superior, sem possuir os inferiores, e vice versa. A indicação cirúrgica de extração vai depender de uma análise na Radiografia panorâmica, que irá demosntrar se o espaço ósseo é suficiente. 

 

 

VOCÊ SE INTERESSOU? FALE CONOSCO: