DENTIKA - Odontologia Preventiva

Odontologia Preventiva

img-gerenciavel

Muitas vezes o paciente só procura o dentista quando sente alguma dor ou incômodo, mas a prevenção é de extrema importância para a manutenção da saúde bucal. Muitas doenças bucais se iniciam de maneira silenciosa e, se forem diagnosticados precocemente, podem evitar problemas mais graves. Além disso, diversos estudos demonstram a relação de doenças bucais e sistêmicas. Bactérias que formam a placa bacteriana podem se alojar no coração, levando a doenças como a endocardite bacteriana.

Além disso, infecções de cárie podem causar abcessos que podem cair na corrente sanguínea, podendo até levar o paciente a óbito. Dores de cabeça, pesçoço e ouvido podem ter origem em problemas na Articulação Temporo-mandibular, que é a articulação responsável pela abertura e fechamento da boca.

Por essas razões, as visitas regulares ao dentista são de extrema importância, pois o profissional poderá avaliar, diagnosticar, orientar e realizar tratamentos preventivos, evitando problemas no futuro. 

Qual a frequência correta para visitar o dentista e realizar as consultas preventivas?

O ideal é realizar visitas periódicas a cada 6 meses. Nessas consultas, o dentista poderá avaliar a condicão gengival, verificar a necessidade de uma limpeza para remoção de tártaro e placa bacteriana e avaliar se existem cáries em processo inicial. Além disso, é possível avaliar problemas oclusais, mastigatórios e ortodônticos, entre outros fatores que podem desencadear dores articulares. Orientações de higienização e cuidados em casa também podem ser feitas nessas consultas, mantendo o paciente com a saúde bucal controlada. 

VOCÊ SE INTERESSOU POR ESSA ESPECIALIDADE? FALE CONOSCO: