DENTIKA - Harmonização Orofacial

Harmonização Orofacial

img-gerenciavel

Harmonização Orofacial é um conjunto de procedimentos que visam estabelecer a harmonia estética em conjunto com a funcionabilidade da face. A especialidade é regulamentada para cirurgiões dentistas através da resolução 198/2019, que habilita os profissionais da área a atuarem em diversos procedimentos estéticos faciais.

A Harmonização orofacial é uma especialidade recente da odontologia. Ela é muito importante, pois sua atuação permite que o profissional concilie uma abordagem e interação muito mais abrangente para devolver a estética e a harmonia ao rosto do paciente. São diversos os procedimentos que envolvem os tratamentos relacionados à harmonização orofacial, dentre eles: 

 

Aplicação de toxina botulínica:

A toxína botulínica é uma substância que é injetada em regiões de intensa atividade muscular, com o objetivo de causar uma paralisia temporária da ação da musculatura, atenuando as rugas ocasionadas na região. Sua aplicação é feita através de microagulhas, em sessões que duram, aproximadamente, 30 minutos. Os efeitos do tratamento se iniciam de 4 a 7 dias após a aplicação, atingindo seu resultado final em torno de 15 dias.

O efeito do tratamento é temporário. Ou seja, de 3 a 6 meses após a aplicação a musculatura começa a retornar à sua atividade normal. Porém, sua aplicação tem funcão preventiva, já que as expressões faciais ficam mais suavizadas e, consequentemente, as rugas ao longo do tempo ficam menos marcadas. A aplicação da toxina deve ser feita com intervalos de, pelo menos, 3 meses entre as sessões. A atuação da toxina botulínica também envolve tratamentos terapêuticos, destacando-se a aplicação da toxina botulínica nos músculos masseter e temporal, para reduzir a força da mordida e aliviar as dores originadas de problemas como bruxismo e apertamento dental. 

Tratamentos de atuação da Toxina botulínica:

- Atenuar rugas na testa e glabela (rugas entre as sobrancelhas);

- Atenuar rugas no cantos dos olhos (pés de galinha);

- Atenuar rugas do nariz;

- Atenuar força muscular do queixo;

- Leve levantamento dos cantos da boca e nariz;

- Melhora do sorriso gengival;

- Melhora de dores de cabeça e dores mandibulares decorrente de bruxismo e apertamento dental; 

 

Preenchimento com ácido hialurônico:

O Ácido Hialurônico é um ácido presente no nosso próprio corpo e, por esse motivo, é totalmente biocompatível com nosso organismo. Sua função na harmonização orofacial pode são inúmeras, como corrigir depressões, atenuar algumas manifestações do processo de envelhecimento e, tambem, devolver contornos faciais perdidos ou pouco expressivos.

Entre os tipos de tratamentos utilizados com o ácido hialurônico, destacam-se:

- Preeenchimento labial;

- Preenchimento de maçãs do rosto;

-Preechimento de mandíbula (devolvendo o contorno e ângulos mandibulares);

-Preenchimento de queixo;

-Preechimento de sulco nasolabial (bigode chinês);

-Preenchimento das linhas de marionete.

 

Bioestimuladores de colágeno:

Bioestimuladores de colágeno são substâncias injetáveis no tecido subcutâneo (abaixo da camada da derme), utilizadas para promover um estímulo de colágeno em algumas regiões da face. Podem ser usadas tanto para atenuar e melhorar perdas de sustentação devido ao processo de envelhecimento, como, também, podem ser utilizados em pacientes jovens como ótima forma de prevenção ao processo de envelhecimento.

Existem vários tipos de bioestimuladores de colágeno, entre eles destaca-se o ácido Polilático (Sculptra™), os bioestimuladores de colágeno à base de Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse™ e Diamond™), a Policaprolactona (Ellanse™) e, também, os fios de PDO. Suas indicações dependem da região a ser tratada, a idade e a necessidade de cada paciente. Uma avaliação criteriosa deve ser feita para analisar a idade, os objetivos e o tipo facial de cada paciente e, assim, definir a indicação do melhor bioestimulador para o paciente.

 

Fios de PDO: 

Os fios de PDO também atuam estimulando a produção de colágeno e funcionam como um excelente tratamento para melhora da firmeza e elasticidade da pele, assim como também podem ajudar no tratamento de cicatrizes de acne. Em casos em que o paciente apresenta uma flacidez acentuada, podem auxiliar promovendo também um lifting devolvendo uma aparência mais jovem e saudável.  

 

Bichectomia:

A bichectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na remoção das bolas de Bichat de gordura, localizadas na região das bochechas. Alguns pacientes se queixam por apresentarem bochechas muito proeminentes e, em muitos casos, inclusive chegam a morder internamente a mucosa oral por causa dessa proeminência. Nesses casos, o procedimnto da bichectomia pode ser indicado. Ela é realizado com anestesia local e no próprio consultório. A cirurgia tem duração de, aproximadamente, 1 hora. A indicação da bichectomia é bastante seletiva e não é para qualquer paciente, sendo essencial uma avaliação com o especialista em harmonização orofacial para avaliar a necessidade do procedimento.

 

Lipólise enzimática de papada: 

Indicada para pacientes que apresentam gordura na região da papada, que são responsáveis pelo aspecto eo "queixo duplo". O procedimnto consiste na aplicação local de enzimas que atuam dissolvendo a gordura da região submentual. A aplicação é feita com agulhas bem pequenas (semelhante à agulha de insulina) e cada sessão leva, em média, 30 minutos. São necessárias de 4 a 6 sessões, com intervalos de 30 dias cada, para atingir o resultado esperado. 

 

Microagulamento e infusão de ativos:

O Microagulhamento é um procedimento que realiza microperfurações na pele, com o objetivo de estimular uma resposta inflamatória controlada, induzindo à formação de colágeno. Essas microperfurações podem ser feitas através de um roller agulhado ou, então, de uma caneta motorizada com agulhas descartáveis próprias para o procedimento. São muitos os benefícios da técnica entre eles:

- Melhora da elasticidade e firmeza da pele (atenuando pequenas rugas);

- Atenua manchas e unformiza a pele;

- Melhora da textura da pele; 

- Auxilia no tratamento de cicatrizes de acnes; 

O Protocolo de tratamento de microagulhamento utiliza, simultaneamente, a microinfusão de ativos durante o procedimento. Esses ativos são substâncias que irão atuar nas regiões microagulhadas, potencializando os efeitos do tratamento. O procedimento pode ser usado tanto para tratamento de manchas como, também, em protocolos de rejuvenescimento. A sessão dura, em média, 40 minutos. Geralmente é indicado um protocolo de cerca de 3 sessões, com intervalos de 20 dias entre elas para atingir os resultados esperados.

 

Intradermoterapia:

A intradermoterapia consiste na aplicação de ativos e substâncias em diversas regiões do rosto e pescoço para a melhora da flacidez, elasticidade e tratamento de manchas. São aplicações feitas diretamente na derme com uma agulha bem fina, sendo que cada sessão dura, em média, 40 minutos. São necessárias cerca de 3 aplicações para um resultado final, mas alguns pacientes já apresentam uma grande melhora da textura e clareamento da pele logo após a primeira sessão. 

 

Skinbooster:

O Skinbooster é um tipo de ácido hialurônico de pequena reticulação comercializado pela empresa Galderma. É indicado para aplicação em derme profunda e tem o objetivo de promover uma hidratação e melhora da textura, viscosidade e elasticidade da pele do rosto e pescoço. Diferentemente da intradermoterapia com agulhas, o skinbooster é realizado com microcânulas e também pode ser feito em todas as regiões do rosto - inclusive lábios - para uma maior hidratação e leve volumização. São necessárias pelo menos 2 sessões, com intervalos de 30 dias cada. 

 

VOCÊ SE INTERESSOU POR ESSA ESPECIALIDADE? FALE CONOSCO: