DENTIKA - Cirurgia Oral menor

Cirurgia Oral menor

img-gerenciavel

Cirurgia Oral menor é a especialidade da Odontologia que realiza cirurgias orais, como extrações dentárias, biópsias de lesões da cavidade oral, cirurgias de freio lingual e labial, cirurgias gengivais, cirurgias pré protéticas, remoção de cistos e dentes do siso, entre outras. 

Na maioria dos casos, os procedimentos são relativamente simples e realizados com anestesia local, na própria clínica. Para as cirurgias dentárias, uma Radiografia é feita previamente para avaliar internamente as estruturas e, em muitas situações, o dentista também pode solicitar uma Radiografia Panorâmica para uma visão mais ampla.

As extrações dos dentes do siso são as mais comuns e que mais geram dúvidas dos pacientes no consultório. 

 

Meu dentista me disse que preciso extrair os dentes do siso. Por que algumas pessoas precisam extraí-los e outras não?

Os dentes do Siso (também chamados de terceiros molares) são os últimos dentes a nascerem nas arcadas dentárias, em média, por volta dos 18 anos de idade. Nessa idade, o crescimento ósseo da maxila e mandíbula já está totalmente consolidado e todos os outros dentes já estão em posição na boca. Em algumas pessoas, não há espaço suficiente para a erupção desses dentes do siso, que acabam ficando impactados e não conseguem erupcionar. Com isso, diversos problemas podem surgir, entre eles: 

Pericoronarite:

Ocorre quando o dente do siso erupciona parcialmente devido ao pouco espaço e a gengiva que recobre o dente inflama e infecciona, causando muita dor e desconforto. Nesses casos, é necessário realizar uma limpeza local e prescrever uma medicação para que a infecção melhore e, então, seja feita a cirurgia de extração do dente. 

Cáries:

Devido à falta de espaço, a higienização da região fica comprometida e o dente do siso funciona como fator retentor de alimentos e placa bacteriana, que se acumulam na região provocando cáries que, inclusive, podem comprometer o dente e a raíz dos dentes vizinhos.

Cisto Dentígero:

Em muitos casos, quando o dente do siso não consegue nenhum espaço para nascer, com o passar do tempo pode ocorrer a formação de um cisto dentígero. O cisto dentígero é um cisto benigno que se forma lentamente, muitas vezes de forma assintomática, ou seja, o paciente não sente dor, nem incômodo. Sua remoção é necessária, pois, caso continue a crescer, pode vir a compromenter as estruturas adjacentes, causando, inclusive, deformidades faciais e o comprometimento dos dentes vizinhos. 

 

VOCÊ SE INTERESSOU POR ESSA ESPECIALIDADE? FALE CONOSCO: